Você sabe o que é um profeta?
O que vocês acham que um profeta faz? (deixe que respondam)
Um profeta é uma pessoa escolhida por Deus para dizer ao povo aquilo que Deus quer que aprendam sobre o que acontecerá no futuro ou sobre como devem agir. Ele avisa ao povo sobre os seus erros e falam sobre profecias (explicar o que são profecias) e promessas vindas de Deus. A Bíblia diz que, quando um profeta é realmente escolhido por Deus, tudo aquilo que ele fala acontece exatamente como foi falado, sem mudar nadinha! Quando não acontece ou algo sai diferente, é porque não foi Deus quem mandou dizer, pois Deus nunca falha e nunca mente.
Vamos conhecer alguns profetas mencionados na Bíblia? Foram pessoas muito sábias que obedeceram a Deus. Existem os profetas chamados maiores e outros menores. Mas... Por que isso? Será que alguns eram altos e outros baixinhos?
Não é isso. Nós dizemos que foram maiores os livros dos profetas que têm mais páginas e são mais longos. E menores os livros com menos coisas escritas e mais curtinhas.
Os profetas maiores são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
Os menores são: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
Vamos aprender pouco a pouco sobre todos esses profetas, combinado?
Hoje conheceremos a história de dois profetas, um menor e outro maior:
A Turma dos profetas Maiores: Isaías
e
A Turma dos profetas Menores: Jonas
PROFESSOR: Clique aqui e baixa a aula completa!!
Brincadeira: Mímica
Sente as crianças em um local confortável, por exemplo, em um tapetinho, para que não fiquem no piso frio. Diga a elas que você irá começar a imitar sem dizer palavra alguma, um personagem que faz parte das duas histórias que acabaram de conhecer.
Pode ser que o personagem faça parte da história de Jonas ou de Isaías.
Personagens sugeridos da história de Isaías: Isaías, Deus, os serafins (anjos), o povo, Maria grávida de Jesus, Jesus.
Personagens sugeridos da história de Jonas: Jonas, os marinheiros medrosos, o grande peixe, o povo de Nínive.
Deixe que seus alunos tentem adivinhar os personagens. Assim que alguém descobrir, fale secretamente a ele o personagem que irá imitar. Ajude-o, se possível, em um local escondidinho das outras crianças, relembrando-o da participação do personagem na história. Isso o ajudará a expressar de sua maneira a imagem que tem desse personagem.
Observação: Não mostre ao aluno como imitar, apenas ajude-o a relembrar do personagem caso tenha dificuldades. Deixe-o elaborar a mímica à sua maneira.
Comemore a participação de todos!
Ofereça um lanchinho às crianças no final da aula ou em algum momento tranquilo.
A graça e paz do SENHOR JESUS, amiga Josi ...
ResponderExcluirComo é bom achar na net mais um blog edificante que publica a palavara de DEUS! Parabéns pelo blog e estou seguindo. Se quiser seguir o meu, fique à vontade. Afinal de contas temos o mesmo propósito, a palavra de DEUS.
Que o SENHOR continue lhe abençoando, querida do SENHOR.
www.oguardadeisrael.blogspot.com
com certeza é extremamente necessario , o ensino das crianças, pois assim teremos adultos responsaveis, com o evangelho.
ResponderExcluirParabens.