SEJA UM SEGUIDOR E FIQUE POR DENTRO DE TUDO!!!

3 de ago de 2010

Profetas Maiores e Menores


Você sabe o que é um profeta?

O que vocês acham que um profeta faz? (deixe que respondam)

Um profeta é uma pessoa escolhida por Deus para dizer ao povo aquilo que Deus quer que aprendam sobre o que acontecerá no futuro ou sobre como devem agir. Ele avisa ao povo sobre os seus erros e falam sobre profecias (explicar o que são profecias) e promessas vindas de Deus. A Bíblia diz que, quando um profeta é realmente escolhido por Deus, tudo aquilo que ele fala acontece exatamente como foi falado, sem mudar nadinha! Quando não acontece ou algo sai diferente, é porque não foi Deus quem mandou dizer, pois Deus nunca falha e nunca mente.

Vamos conhecer alguns profetas mencionados na Bíblia? Foram pessoas muito sábias que obedeceram a Deus. Existem os profetas chamados maiores e outros menores. Mas... Por que isso? Será que alguns eram altos e outros baixinhos?

Não é isso. Nós dizemos que foram maiores os livros dos profetas que têm mais páginas e são mais longos. E menores os livros com menos coisas escritas e mais curtinhas.

Os profetas maiores são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.

Os menores são: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Vamos aprender pouco a pouco sobre todos esses profetas, combinado?

Hoje conheceremos a história de dois profetas, um menor e outro maior:

A Turma dos profetas Maiores: Isaías

e

A Turma dos profetas Menores: Jonas


PROFESSOR: Clique aqui e baixa a aula completa!!


Brincadeira: Mímica

Sente as crianças em um local confortável, por exemplo, em um tapetinho, para que não fiquem no piso frio. Diga a elas que você irá começar a imitar sem dizer palavra alguma, um personagem que faz parte das duas histórias que acabaram de conhecer.

Pode ser que o personagem faça parte da história de Jonas ou de Isaías.

Personagens sugeridos da história de Isaías: Isaías, Deus, os serafins (anjos), o povo, Maria grávida de Jesus, Jesus.

Personagens sugeridos da história de Jonas: Jonas, os marinheiros medrosos, o grande peixe, o povo de Nínive.

Deixe que seus alunos tentem adivinhar os personagens. Assim que alguém descobrir, fale secretamente a ele o personagem que irá imitar. Ajude-o, se possível, em um local escondidinho das outras crianças, relembrando-o da participação do personagem na história. Isso o ajudará a expressar de sua maneira a imagem que tem desse personagem.

Observação: Não mostre ao aluno como imitar, apenas ajude-o a relembrar do personagem caso tenha dificuldades. Deixe-o elaborar a mímica à sua maneira.

Comemore a participação de todos!

Ofereça um lanchinho às crianças no final da aula ou em algum momento tranquilo.



2 comentários:

  1. A graça e paz do SENHOR JESUS, amiga Josi ...

    Como é bom achar na net mais um blog edificante que publica a palavara de DEUS! Parabéns pelo blog e estou seguindo. Se quiser seguir o meu, fique à vontade. Afinal de contas temos o mesmo propósito, a palavra de DEUS.

    Que o SENHOR continue lhe abençoando, querida do SENHOR.

    www.oguardadeisrael.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. com certeza é extremamente necessario , o ensino das crianças, pois assim teremos adultos responsaveis, com o evangelho.

    Parabens.

    ResponderExcluir